Sobre nós
O Principal Financial Group® iniciou as suas operações de gestão de ativos no Brasil em 2012, ao firmar parceria com a Claritas Investimentos, gestora multiprodutos, pioneira na gestão independente de recursos no país.
Em 2025, a Principal Claritas adotou o nome Principal Asset Management, reafirmando a decisão estratégica de manter toda a expertise local de mais de 25 anos, ampliar a perspectiva de mercado e expandir a oferta de investimentos aos seus clientes.
A asset é parte de um grupo com expertise global em gestão de ativos, que oferece capacidades de investimento exclusivas para clientes em mais de 80 mercados.
Nossa missão é oferecer as melhores opções de investimentos, de forma transparente e de acordo com cada perfil investidor para que os nossos clientes atinjam seus objetivos financeiros.
Acreditamos que o sucesso financeiro dos nossos clientes só é possível de ser atingido com a credibilidade de uma equipe experiente e estável, de forma transparente e comprometida.
Fundação da Claritas Investimentos. Claritas Macro Hedge: Um dos primeiros hedge funds do Brasil.
Claritas Equities Long & Short – um dos primeiros fundos L&S do Brasil.
Início da estratégia de Alocação de Ativos. 1º Fundo florestal do Brasil.
Estratégia de Equities Valor.
1º Fundo para Investidores Institucionais.
Estratégia de Crédito Privado.
Aquisição de 60% da Claritas pelo Principal Financial Group®.
Estratégia Internacional- através de interfunds para produtos globais da Principal.
100% Principal Financial Group®.
Estratégia Equities Quantitativa.
Estratégia Equities Long Bias.
Principal Claritas, resultado da maior integração com a Principal.
Estratégia de Infraestrutura Principal América Latina.
Tornou-se Principal Asset Management
Engenheiro formado pela Unicamp, com pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV-SP e MBA pela Harvard Business School. Iniciou sua carreira em 1990 como Trainee no Citibank. Em 1995, ingressou no Banco Matrix, tornando-se sócio no ano seguinte. Em 1998, mudou-se para Nova Iorque, onde atuou como Vice-presidente do Donaldson, Lufkin & Jenrette. Em 2001, passou a integrar a Goldman Sachs como Diretor Executivo de Wealth Management, trabalhando nos escritórios de Londres, Zurique e Genebra. Retornou ao Brasil em 2005 para o Banco UBS Pactual, onde foi Diretor Executivo na Gestão de Patrimônio, liderando a área de Key Clients. Em 2008, juntou-se à Principal Asset Management no Brasil (anteriormente Principal Claritas) como CEO de Gestão de Patrimônio. Atualmente, é Managing Director da Principal Asset Management no Brasil.
Formado em Administração de Empresas pela FGV-SP e em Economia pela USP. Iniciou sua carreira em 1992 como Analista de Investimentos no Banco Patrimônio. Em 1994, ingressou no Matrix, onde se tornou Sócio, sendo responsável pelas operações proprietárias de renda variável. Em 2001, deixou o Matrix para assumir a posição de Diretor na Principal Asset Management no Brasil (anteriormente Principal Claritas). Atualmente, é CIO e membro do Comitê de Investimento Sênior. Helder é também presidente do Conselho e membro fundador da AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), entidade dedicada à defesa dos direitos dos acionistas minoritários no Brasil. Também contribui para o mercado financeiro como membro da Asset Management Commission da ANBIMA, órgão de autorregulação do setor.
Formado em Economia pela UFRJ-RJ. CFA. Iniciou sua carreira em 1998 como Analista de Ações e Portfólio Manager no Banco Matrix. Em 2002, ingressou na Principal Asset Management no Brasil (anteriormente Principal Claritas) como membro da equipe de gestão dos fundos de ações. Atualmente é Portfólio Manager dos fundos de ações e membro do Comitê de Investimentos Sênior.
Possui mais de 20 anos de experiência em gestão de portfólio e negociação de ativos e derivativos, especializou-se em estratégias macro nos mercados de renda fixa e câmbio da América Latina. Gerenciou cerca de R$ 13 bilhões em ativos na FAPES BNDES (2023-2024) e atuou como diretor de portfólio e sócio na Mongeral Aegon Investimentos (2018-2023). Anteriormente, foi gestor sênior de taxas/câmbio macro na Brasil Plural Asset Management (atualmente Occam Brasil), além de sócio e gestor em outras gestoras independentes. Integrou a equipe de gestão de portfólio e trading do Banco UBS Pactual (2000-2009), liderando estratégias de renda fixa, taxas e câmbio na América Latina. Desde 2024, é Gestor de Fundos Macro na Principal Asset Management no Brasil. É Mestre em Finanças pela IE Business School, Engenheiro Industrial pela UFRJ, com MBA em Derivativos pela FGV/EPGE, e possui o certificado CFA.
Formado em Engenharia Mecatrônica pela POLI-USP, Mestre em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e em Economia pela FGV. Iniciou como Trainee no Banco PAN, onde tornou-se analista de crédito corporativo. Ainda nessa área, passou pelos bancos Pine e Santander. Ingressou na Principal Asset Management no Brasil (anterior Principal Claritas) como Analista de Crédito e, hoje, atua como Head de Renda Fixa.
Formado em Administração pela FEA-USP e Matemática Aplicada e Computacional no IME-USP. Em 2009, iniciou sua carreira na Rio Bravo Investimentos, tendo atuado como analista e, posteriormente, gestor do fundo quantitativo. É responsável pela gestão do fundo Principal Claritas Quant no Brasil desde 2018, quando ingressou na Principal Asset Management (anteriormente Principal Claritaa). Gustavo é parte da equipe quantitativa da Principal, que gere mais de USD 50 bilhões e possui grande tradição em estratégias sistemáticas.
Formada em Economia pelo Mackenzie e mestre em Economia pelo Insper. Em 2008, trabalhou como Economista Pleno buy side na Fator Administração de Recursos. Em 2013, ingressou na Principal Asset Management (anteriormente Principal Claritas) como Economista e, em 2020, tornou-se Economista-chefe. Atualmente, também é membro do Conselho de Economia da Anbima.
Formado em engenharia mecânica e aeronáutica pelo ITA. Em 2003, iniciou a sua carreira no Banco Santander, na mesa de derivativos e negociação de arbitragem. Em 2004, veio para a Principal Asset Management (anteriormente Principal Claritas) como Analista de Fundos Macro focado em mercado internacional e em 2005 passou para mesa de Equities, onde atuou como analista dos setores de economia doméstica como educação, varejo, telecomunicações, serviços financeiros e seguros, entre outros. Em 2017, mudou-se para Parthenon Group, onde foi líder de projetos focado em M&A, reestruturações e go-to market strategies. Em 2021, retornou à Principal Asset Management como Head de Pesquisa de Equities no Brasil.
Líder global de gestão de investimentos, com mais de US$ 712 bi sob gestão. Empresa listada na NASDAQ como “PFG”. Integrante da Fortune 500.
27 países
de clientes
colaboradores